domingo, 15 de julho de 2012

Fundamentos Teóricos em Curadoria Digital


O presente projeto pretende trazer uma perspectiva sobre a curadoria digital e preservação da informação. No início, centrar-se em definir o conceito de curadoria digital e sua importância para a Ciência da Informação, especificamente para Preservação da Informação Digital.  As atuais políticas de preservação, especialmente aquelas baseadas na Curadoria Digital, consideram os recursos multimídia da informação produzida hoje em dia? Esta é a pergunta esta pesquisa pretende responder.

A realidade multimídia do que é produzido em massa na atualidade ressalta a necessidade de reflexão sobre a sua disponibilidade e acessibilidade no futuro. A curadoria digital figura como tema de análise e reflexão deste projeto. O problema desta investigação é: verificar se a curadoria digital é presente como modelo de preservação digital em repositórios institucionais acadêmicos brasileiros.

Esta pesquisa de início enquadrava-se como qualitativa, pois trata-se da construção do estado da arte do tema Curadoria Digital por meio de extensivo levantamento bibliográfico. Em um segundo momento, entrevistas com stakeholders dos principais projetos existentes (no país e no mundo); 

A pesquisa será dividida em dois momentos.  Na primeira etapa, será revista a literatura sobre os conceitos centrais de preservação da informação em formato digital e curadoria, atentando para os aspectos que lhes tornam peculiares e transversais no campo da Ciência da Informação. A densidade conceitual visa demonstrar a riqueza do desenvolvimento de conceitos e relações dos conhecimentos que outros estudiosos desenvolveram sobre o tema e que são, portanto, de domínio científico reconhecimento  e constroem o mosaico que compõe o estado da arte da questão.

Serão consultados: artigos científicos, teses e dissertações, livros, monografias de conclusão de curso de graduação e especialização e sítios da Internet. A busca de conteúdos será feita nos periódicos nacionais e internacionais de maior relevância na área de Ciência da Informaçã, assim como em bibliografias especializadas e em sítios de organizações, universidades que desenvolvam trabalhos de curadoria digital. Será realizado também, com apoio da análise documental, um estudo de caso sobre as práticas de preservação Curadoria no Brasil Preservação da informação, práticas de curadoria.

Na segunda fase, será realizado levantamento das principais iniciativas de preservação orientadas pelas concepções de curadoria. Em um segundo momento, entrevistas serão feitas a profissionais diretamente envolvidos com Curadoria Digital, que atuem no Brasil e no fora do país. Da aplicação das entrevistas serão tabulados e analisados os dados qualitativos obtidos. Essa etapa é essencial para que um estudo de caso sobre as práticas de Curadoria no Brasil seja elaborado.

Na área de Biblioteca Digital, os trabalhos de Murilo Bastos da Cunha e Anna Maria Tammaro serão utilizados de início. No assunto de Preservação Digital, a tese de Miguel Arrelano apontaram outros autores utilizados a posteriori. Sobre Curadoria Digital, o Journal of Digital Curation servirá como fonte de informação sobre o tema. 



Referências

BEAGRIE, Neil. Digital Curation for Science, Digital Libraries, and Individuals. The International Journal of Digital Curation, Issue 1, Volume, Autumn 2006. Disponível em: <http://www.ijdc.net/index.php/ijdc/article/view/6/2>. Acesso em: 01 nov. 2011.
BOERES, Sonia A. de Assis; MÁRDERO ARELLANO, Miguel A. Políticas e estratégias de preservação de documentos digitais. Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/SoniaMiguelPreservacaoDigital.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2011.
COMMISSION on Preservation and Access; The Research Libraries Group. Preserving Digital Information: Report of the Task Force on Archiving of Digital Information. [S.l.] : CLIR, May 1996. Disponível em: < http://www.clir.org/pubs/reports/pub63watersgarrett.pdf>.Acesso em: 02 nov. 2011.
DIGITAL CURATION CENTRE. Disponível em: < http://www.dcc.ac.uk/digital-curation/why-preserve-digital-data>. Acesso em: 03 nov. 2011.
GIARETTA, D. (2005). DCC approach to digital curation, version 1.23. Acesso em: 03 jan., 2011. Disponível em: <http://dev.dcc.rl.ac.uk/twiki/bin/view/Main/DCCApproachToCuration>. Acesso em: 02 nov. 2011.
BALL, Alex et al. A Grand Challenge: Immortal Information and Through-Life Knowledge Management (KIM). The International Journal of Digital Curation, Issue 1, Volume, Autumn 2006. Disponível em: <http://www.ijdc.net/index.php/ijdc/article/view/9/5 >. Acesso em: 01 nov. 2011
DIGITAL preservation management: implementing short-term strategies for long-term problems. Disponível em: < http://www.dpworkshop.org/dpm-eng/eng_index.html>. Acesso em: 08 nov. 2011. © 2003-2007 Cornell University Library.
FLORIDI, Luciano. On defining library and information science as applied philosophy of information. Social Epistemology, London, v.16, n. 1, p. 37-49, 2002.

FERREIRA, Carla Alexandra Silva. Preservação da informação Digital: uma perspectiva orientada para as bibliotecas. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2011. Disponível em: <http://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/15001/1/Preserva%C3%A7%C3%A3o%20da%20Informa%C3%A7%C3%A3o%20Digital.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário