domingo, 15 de julho de 2012

O que é Curadoria Digital?



Não. Curadoria Digital não é o ato de escolher obras que comporão Museus Digitais ou Multimídia. Tampouco tem a ver com Curadoria de Conteúdo. Entretanto, tem sim a ver com preservação da informação e com memória científica. 
Vannevar Bush, com o clássico "As we may think" preconizaria, mesmo que indiretamente, a função da Curadoria Digital:

"A record if it is to be useful to science, must be continuously extended, it must be stored, and above all it must be consulted."

“Curadoria digital” é termo relativamente novo e incorpora aspectos dos termos “curadoria  de dados” e “preservação digital” usados pela comunidade cientifica e de bibliotecas eletrônicas respectivamente.  GIARETTA (2005) propõe a seguinte definição:


 Digital  Curation, broadly interpreted, is about maintaining and adding value to, a trusted body of digital information for  current and future use.”


Digital Curation Centre (DCC)  define a curadoria digital como “a seleção, preservação, manutenção, coleção e arquivamento de conjuntos digitais”.  Curadoria digital também é o processo de estabelecimento e desenvolvimento de repositórios de conjuntos digitais para referência corrente e futura para pesquisadores, cientistas, historiadores e estudiosos em geral.

O tratamento da informação em suporte digital mostra-se muitíssimo útil, por que figura 
como iniciativa real ao desafio da preservação digital em longo prazo, levando em  consideração todos os formatos e conteúdos dos documentos que se queira preservar. A preservação compreende o fluxo da informação, o processamento, o acesso e o uso futuro.



Então, uma das funções da Curadoria Digital é desenhar serviços digitais para o armazenamento de ativos digitais  e compromisso com a preservação a longo prazo para acesso futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário